A PREFEITURA MUNICIPAL DE LASTRO abre inscrições para o Cadastro Cultural da Lei Paulo Gustavo (Edital 01 - "PROEZAS DO LASTRO" | Edital 02 - "TITICO PRETO")

 

INSCRIÇÕES ABERTAS - EDITAL Nº 001/2023

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2023 PARA A CONCESSÃO DE FOMENTO A PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS (LASTRO - PB)

O Objeto do presente EDITAL Nº 001/2023 – “PROEZAS DO LASTRO”, é a promoção e valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Cultura no Município de Lastro, Estado da Paraíba, por meio de Processos de Fazeres Artísticos e Culturais, voltados para os diversos memoriais da vida lastrense, no contexto de Resgate, Ressignificação, Registro e Compartilhamento Histórico e Cultural local, na forma do inciso I, do Art. 6º da Lei Paulo Gustavo – LPG.

DOCUMENTOS (download)

 

INSCRIÇÕES ABERTAS - EDITAL Nº 002/2023

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2023 PARA A CONCESSÃO DE FOMENTO A PRODUÇÕES DE ARTES DIVERSAS (LASTRO - PB)

O Objeto do presente EDITAL Nº 001/2023 – Desportista FRANCISCO CELESTINO DE APULA “TITICO PRETO”, é a promoção e valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Cultura no Município de Lastro, Estado da Paraíba, por meio de Processos de Fazeres Artísticos e Culturais, voltados para os diversos memoriais da vida lastrense, no contexto de Resgate, Ressignificação, Registro e Compartilhamento Histórico e Cultural local, na forma do §9º, do Art. 8º da Lei Paulo Gustavo – LPG.

DOCUMENTOS (download)
MAIS INFOMRAÇÕES

As informações abaixo são do Ministério da Cultura. Todos os links direcionam para Página Oficial (.gov.br) da Lei Paulo Gustavo.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural.

Acesse: Lei Complementar Nº 195, de 08 de julho de 2022

Quem foi Paulo Gustavo

Paulo Gustavo nasceu em Niterói (RJ), em 30 de outubro de 1978. Ganhou visibilidade enquanto artista ainda durante a sua formação, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL): no final de 2004, fez parte da peça Surto. À época, apresentou a personagem dona Hermínia, a mais icônica entre as suas criações.

Com a formatura na CAL, em 2005, participou de outros projetos em teatro e televisão. Em 2006, estreou a obra teatral que lhe daria notoriedade em todo o Brasil: o monólogo Minha Mãe É uma Peça, que, posteriormente, recebeu outras versões e uma adaptação para o cinema.

Artista de trajetória brilhante, construiu e interpretou outros personagens marcantes ao longo de sua carreira. Por meio da Senhora dos Absurdos (220 Volts), de Aníbal (Os Homens São de Marte... E é pra Lá que Eu Vou! e Minha Vida em Marte), Valdomiro (Vai que Cola), Paulo Gustavo levou o riso e a alegria a milhões de brasileiras e de brasileiros.

Faleceu precocemente em 4 de maio de 2021, por complicações devido à Covid-19. Deixou família, amigos e um legado formidável para a arte e a cultura nacionais.

Fonte: Ministério da Cultura

Página Oficial da Lei Paulo Gustavo

Acesse: Página Oficial (.gov.br) da Lei Paulo Gustavo no Portal Oficial do Ministério da Cultura.

Instagram @minc

Instagram Oficial do Ministário da Cultura
Acesse @minc

Tweets de @CulturaGovBr

Tweeter Oficial do Ministário da Cultura
Acesse @CulturaGovBr

youtube
youtube